Curso de programação de CNC

curso-programador-cnc-seduc-intec-curitiba-1

O Comando numérico computadorizado (CNC) é um sistema que permite controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem. Permite controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico .

A usinagem CNC

A usinagem consiste no ato, processo ou efeito de talhar, de trabalhar uma peça bruta com máquina-ferramenta para dar-lhe a forma final. Esse termo é amplamente utilizado dentro da indústria para os mais diversos fins dentro delas.

A usinagem CNC se dá através de uma máquina controlada por comandos numéricos, ou seja, é um processo de fabricação que utiliza computadores para automatizar máquinas e ferramentas em diversas etapas de produção. processo de usinagem CNC começa tipicamente com um programa de computador para que se possa especificar cada peça, normalmente se utiliza software Auto CAD, que pode ser utilizado para criar as especificações para cada um dos componentes, ou uma parte ou produto manufaturado.

Este projeto é então transformado em uma série de valores numéricos para que uma máquina CNC possa utilizar as informações e mover e operar uma variedade de ferramentas. Uma parte pode ser completada em uma máquina CNC ou pode ser movida manualmente através de meios robóticos entre várias estações de trabalho com ferramentas diferentes. A usinagem CNC pode incluir ferramentas como brocas, prensas e serras, entre outras, de acordo com as especificações e necessidade.

O profissional de programação em CNC

programador-cnc

Programador de CNC é o profissional responsável pelo manuseio de equipamentos com tecnologia CNC (Controle Numérico Computadorizado). Suas atividades estão voltadas para a realização de ajustes de máquinas, posicionamento de ferramentas e interpretação de desenhos (incluindo a conversão para a linguagem numérica).

 O curso de programação CNC do Seduc

O objetivo deste curso é dotar o profissional de técnicas e habilidades, a fim de atender às necessidades das indústrias/empresas de contratar profissionais que desenvolvam programas de comando numérico para torneamento – (2 eixos) e fresamento – (3 eixos), incluindo as operações de desbaste, acabamento, furação, sangramento e rosqueamento.

Além disso, a presença do Programador de CNC se faz necessária nas pequenas, médias e grandes indústrias que utilizam esta tecnologia e atuem nas áreas de tornearia mecânica e, também, no setor automobilístico.

A base salarial da profissão é algo que varia, porém, de início, os profissionais que atuam como Programador de CNC adentram o mercado de trabalho recebendo, em média, o salário aproximado de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), com excelentes oportunidades de carreira.

CARGA HORÁRIA:

Este é um curso que se enquadra na modalidade presencial, ou seja, o aprendizado é dado dentro da sala de aula em uma das unidades da Seduc. São ministradas 105 horas-aula (50 minutos) em, aproximadamente, quatro meses de curso.
As aulas são ministradas nas segundas e quartas-feiras ou nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h50, ou conforme a disponibilidade das turmas.

CAPACIDADE DAS TURMAS:

As turmas deste curso, geralmente, são compstas por cerca de 20 alunos, sendo que a SEDUC se reserva o direito de cancelar ou prorrogar a oferta da disciplina caso esta não preencha um número mínimo de 10 inscritos.

  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Trigonometria
  • Introdução à ferramentaria;
  • Programação de CNC – torno;
  • Programação de CNC – fresa;
  • Software de simulação.

Obs.: Poderá haver aproveitamento de módulos concluídos em outro curso SEDUC.

 

Curso de programação de CNC em Curitiba

A escola SEDUC é voltada para a educação e a formação de mão de obra qualificada. Mais informações: (41) 3229-0200 | 3247-1893 ou pelo www.seduc.com.br.

No Comments Yet.

Leave a comment